quarta-feira, 8 de maio de 2013

Salário do pecado


Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23

O salário do pecado, salário como resultado de atos, de decisões. Vamos ver como morreu e porque morreu um rei, o primeiro rei de Israel, um homem que se esqueceu de Deus, se esqueceu dos mandamentos, esqueceu quem pode salvar o homem de todas as situações Deus. Saul, o primeiro rei ungido sobre Israel.

Primeiro vamos entender qual foi a ordem dada por Deus aos hebreus, o que o Senhor proibiu que fizessem.

Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 19:31
Quanto àquele que se voltar para os que consultam os mortos e para os feiticeiros, prostituindo-se após eles, porei o meu rosto contra aquele homem, e o extirparei do meio do seu povo. Levítico 20:6

Depois que o Senhor tirou o povo do Egito através de Moises, Ele mesmo  instruiu como proceder, quais seriam as regras a seguir, para garantir a integridade física, espiritual e emocional do povo, pois por quatrocentos anos, viviam sob as regras egípcias, mesmo tendo seguindo ao Deus de Abraão, este povo absorveu várias praticas do povo do Egito, aos quais eram escravos. Ao sair desta servidão o povo de Israel, precisava resgatar valores, princípios, organização como nação e a sua própria experiência com Deus, pois só O conheciam das historias dos patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó). Então Deus em sua infinita sabedoria instituiu leis sobre diversas situações, uma delas era em relação a feiticeiros e necromantes, coisa abominável a Deus (para saber de todas as leis leia o livro de Levítico), logo no inicio todo israelita sabia dessa proibição, pois abala a comunhão com Deus Vivo. Deus foi mais além, deixou claro qual seria o castigo de quem transgredisse. Ao buscar em outro caminho, em outra forma a solução de seus problemas Saul deixou de confiar em Deus, vamos ver o que fez Saul.


Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me uma necromante, para que eu vá a ela e a consulte. Disseram-lhe os seus servos: Eis que em En-Dor há uma mulher que é necromante.
Então Saul se disfarçou, vestindo outros trajes; e foi ele com dois homens, e chegaram de noite à casa da mulher. Disse-lhe Saul: Peço-te que me adivinhes pela necromancia, e me faças subir aquele que eu te disser.  1 Samuel 28:7-8

O profeta Samuel tinha morrido, Saul entrou em desespero por causa do acampamento do inimigo filisteu que estava próximo. Então Saul consultou ao Senhor, através dos outros profetas mas não teve resposta, ao invés de Saul, confiar em Deus e esperar por sua provisão, às vezes Deus fica em silencio, outras vezes Ele manda a resposta, mas as nossas transgressões nos impedem de ouvir sua voz, eu considero bem provável neste caso, mas a Bíblia não explica isso. Uma coisa aprendi, quando você não sabe o que fazer em uma situação de desespero é buscar a Deus até que Ele responda, Ele e fiel e justo, fazer qualquer coisa da nossa cabeça sempre fica “pior a emenda que o soneto”, pior ainda e ir pela cabeça os outros, resultados negativos que nos levam a morte ao invés de vida e paz. Saul buscou ouvir os mortos, ao invés de ouvir o Deus vivo, em uma situação de guerra contra os maiores inimigos de Israel, pior ainda que nas leis israelitas algo proibido, tanto que tentou se disfarçar, como se fosse possível se esconder de Deus. 

Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante
e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé. I Crônicas 10:13-14

Quando Saul viu os filisteus pelejando contra Israel, depois de ter matado seus três filhos, ficou desesperado e se matou com a espada do seu escudeiro, morreu por confiar na palavra de uma necromante que o garantiu que venceria a batalha, ao invés disso morreu ele e todos os seus descendentes.

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, Atos 3:1


Hoje temos escolha, ouvir à Deus e obedecer ou ouvir o mundo, mesmo assim toda vez que fizermos algo que desagrada à Deus, podemos nos arrepender e pedir perdão através de Jesus, nossas transgressões são jogadas no mar do esquecimento, somos limpos e restaurada a comunhão com o Pai.

O dom gratuito de Deus é através de Cristo Jesus que tem poder para perdoar pecados de graça, basta se arrepender do erro, reconhecer o sacrifício de Jesus na cruz e crer que através deste sacrifico podemos ter a vida eterna e não morrer como Saul longe da presença de Deus. Escolha o melhor, escolha o único caminho, escolha Jesus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário