sábado, 1 de junho de 2013

O meu consolador



[Salmo de Davi] O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.
Salmos 23:1-6



Ao descrever o Senhor como pastor, Davi comparou suas experiências como pastor de ovelhas, o cuidado, o zelo que ele tinha, a ponto de arriscar sua vida por amor de suas ovelhas. Quando alguma ovelha perdia ele deixava as outras em segurança e ia atrás da que havia se perdido. Ele entendia que aquele amor que ele tinha por suas ovelhas Deus também tinha por ele.

Existiam dois instrumentos fundamentais para o pastoreio, o primeiro a vara e o segundo o cajado, mas quais as suas funções?

A vara nunca era usada contra a ovelha, era um instrumento pesado que servisse para protegê-las dos pregadores.  A vara é comparada a oração. Não tem inimigo que não corra de uma pessoa que ora, a oração põe qualquer demônio para correr.

O cajado um instrumento cumprido como um bambu com um gancho na ponta, que servia para ajudar a ovelha, passava-se entre as patas dianteiras da ovelha e puxa-la e poupa-la de algum dano, servia para disciplinar, corrigir, uma forma de resgatar a ovelha de abismo ou cova. O cajado é comprado à bíblia.

No versículo quatro diz “vale da sombra da morte”, parece filme de terror: o Vale da Sombra da Morte. Que imagem horripilante, mistura em apenas uma expressão três conceitos que metem medo:

Vale, fala de um lugar desprotegido, ladeado por altas e perigosas escapas, onde é fácil ser vítima de uma emboscada ou uma avalanche.

Sombra, nos lembra do medo mais primitivo do ser humano, o escuro, a falta de luz, ausência de sol, impotência diante dos perigos que porventura estejam escondidos onde não conseguimos ver. Quem não tem medo do escuro ou de ficar sozinho? Morte, dispensa comentários.

Então “vale da sombra da morte” é um lugar pavoroso, de medo, ali você se sente desprotegido, impotente, calafrios, depressão, lugar de terror. Você já passou por esse lugar? Não é só um lugar físico, mas também espiritual, emocional e psicológico. Muitas das vezes quando passamos pelo vale da morte (parte real na nossa caminhada com Deus) nós buscamos refrigero e solução dos nossos problemas e não a gloriosa presença do mestre (fica comigo Deus, eu confio em Ti), então caímos na cilada da murmuração (porque Deus deixou que isso acontecesse?), o descontentamento, a depressão, a falta de fé.

Quando entramos no vale é um terror, parece (só parece) que estamos sozinhos que não tem mais jeito e que Deus nos abandonou, esquecemos da promessa de que Ele estaria conosco todos os dias.

Quem ama verdadeiramente ao Senhor entende quando a palavra diz: que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.


Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.
Salmos 34:19



O Senhor nos livra de todo e qualquer sofrimento, ele também nos consola e nos fortalece.


No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16:33b



O cristianismo não é uma apólice de seguro, capaz de isentá-lo de qualquer sofrimento e problemas, o próprio Jesus sofreu dores e traições.


Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.
Hebreus 5:8



O que o Senhor nos promete é que estará conosco em cada um dos nossos problemas, em cada sofrimento, em cada situação de angustia, mas será que temos visto Ele?


Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
Hebreus 13:5



Se você esta neste momento de sua vida atravessando o Vale da Sombra da Morte, saiba que ao final dele há pastos verdejantes, aguas de descanso, refrigero, justiça. Não tema mal nenhum, porque Jesus esta contigo. Essa é a minha esperança. Essa precisa ser a esperança de todos nós.
Mensagem ministrada por Ana Barthoske, Rede de Jovens/CBI, em 01/06/13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário