domingo, 9 de junho de 2013

Passos e planos

O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos. Provérbios 16:9
Sucedeu, pois, que, morando Davi já em sua casa, disse ao profeta Natã: Eis que moro em casa de cedro, mas a arca da aliança do SENHOR está debaixo de cortinas.
Então Natã disse a Davi: Tudo quanto tens no teu coração faze, porque Deus é contigo.
Mas sucedeu, na mesma noite, que a palavra de Deus veio a Natã, dizendo:
Vai, e dize a Davi meu servo: Assim diz o SENHOR: Tu não me edificarás uma casa para eu morar;  1 Crônicas 17:1-4
Agora, pois, SENHOR, a palavra que falaste de teu servo, e acerca da sua casa, confirma-a para sempre; e faze como falaste. 1 Crônicas 17:23

Davi foi chamado por Deus, de homem segundo o coração de Deus, e não foi por acaso, Davi tinha o coração voltado para fazer a vontade de Deus em primeiro plano. Após ter se estabelecido rei sobre Israel, após já estar em seu palácio construído de materiais nobres, Davi trouxe a arca do Senhor para Jerusalém com louvores e sacrifícios conforme o Senhor ordenou, ao ver isso Davi olhou para o que tinha e olhou com olhos  humanos para o lugar onde ficaria a arca, pensou em seu coração, porque a minha casa e melhor que a casa do Senhor, uma atitude louvável uma coisa muito boa o pensamento de Davi, em dar o melhor para o Senhor, um palácio muito melhor que o seu, mas o Senhor disse que não era a hora, que continuaria em tendas e o sucessor de Davi, faria o templo. Então Davi de bom coração disse Sim Senhor farei conforme a tua vontade.
Que lição essa de Davi! Uma ótima ideia edificar a casa do Senhor, hoje em dia quantos templos são construídos em nome do Senhor, mas não foi essa a vontade de Deus, pois na época de Davi seria a custo dos filhos de Deus e Deus como Pai misericordioso, tinha outros planos, nos capítulos seguintes de Crônicas vimos que a matéria prima para o templo veio dos povos conquistados e não a custo somente dos filhos de Israel, que também ofertaram com amor, mas imagina o quanto de material foi utilizado para construir o primeiro templo, foi arrecadado aproximadamente o total de U$$ 48.337.047.000 em valores atuais, isto durante os dois reinados (Davi e Salomão). Mesmo com bons pensamentos e planos nem sempre e viável no momento, e necessário o tempo de preparo.
Davi ao saber que a palavra de Deus para o seu plano foi Não o que ele fez, gritou? Murmurou? Claro que não, entregou tudo nas mãos de Deus, e disse Senhor seja feito conforme tu falaste. Entregou ao Senhor o plano, qual o seu plano?  O que tem rondado os teus sonhos? Já fez como Davi e perguntou qual o plano de Deus? Nos planos de Deus não foi Davi quem construiu o templo e sim Salomão, você e capaz de ouvir o não do Senhor e ter a mesma serenidade e obediência que Davi teve? Ou da às costas para Deus e vai fazer tudo com a forca do seu braço.

Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.1 Coríntios 2:9

Deus quer preparar tudo para você. Confiar em Deus e entregar inclusive nossos sonhos para Ele, crendo que Ele e fiel e justo para nos entregar infinitamente mais do que aquilo que pensamos, se Davi fosse rebelde será que teria construído um templo tão bonito e tão grande como Salomão? Claro que não, pois não tinha todos os recursos necessários, Davi começou a consagrar os despojos de guerra ao Senhor, o ouro, a prata e o bronze, para a casa de Deus, fez conforme a palavra do Senhor, ele fez todos os preparativos para o seu sucessor.
Agora pergunto o que você tem hoje e suficiente para completar os seus planos? Você tem tudo o que precisa para concretizar o seu sonho? O que e melhor obedecer ou sacrificar? Porque se você não tem tudo e quer fazer na força somente do seu braço sem ouvir a palavra de Deus, certamente terá que sacrificar algo, ao passo que, ao confiar em Deus tudo será completo, Deus corrige os planos, nos ensina a guardar o material necessário, nos da à estratégia para obra, manda os trabalhadores, tudo todos os detalhes Ele cuida.

Para que experimente qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2b


Enfim, não basta ter bons planos, se o Senhor não esta no negocio, tudo tem que ser de acordo com o aval do mestre, nem tudo o que e bom e para ser de imediato, tem o tempo certo para tudo.

2 comentários:

  1. Excelente palavra, Louise! De fato, os planos do Senhor para nós são melhores (e maiores) que os nossos. Que Deus a abençoe mais e mais!!!
    Na Paz de Cristo!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marcos! Você tem sido uma benção neste projeto, que Deus te de em dobro tudo o que você tem feito!

    ResponderExcluir