domingo, 16 de junho de 2013

Jovens contra o mundo

Porquanto não há outro Deus que possa livrar como este. Daniel 3:29b

O rei Nabucodonosor ordenou que todos os seus súditos adorassem uma estatua de ouro que ele havia mandado fazer. Quem se negasse a fazê-lo seria jogado numa fornalha acesa. Os três amigos de Daniel se recusaram a adorar a estatua de ouro e foram levados a presença do rei. Por serem firmes em sua decisão e foram jogados na fornalha acesa, Deus salvou seus servos que confiaram nele. (Leia o texto bíblico  na integra, acesse o link http://www.bibliaonline.com.br/acf/dn/3)
Através deste relato podemos extrair uma serie de ensinamento para nossa vida, hoje em dia, mesmo em países monarcas, a monarquia não e mais absoluta como nos tempos de Nabucodonosor, quando todos os decretos do rei deveriam ser cumpridos a risca. Mas hoje temos a mídia, os capitalistas, o mundo, querendo nos ditar regras de como viver, essas regras em sua maioria vão contra a palavra de Deus.
Hoje a estatua não e mais de ouro, nem sempre e algo concreto, palpável como uma estatua, mas as vezes uma ideologia. Ora as drogas licitas ou não, que entorpece o entendimento dos jovens, tornando-os maleáveis, ao invés de críticos e revolucionários. Ora a ilusão que o coração do homem conhece o seu caminho, ensinando aos jovens o sexo livre e que o desejo da carne deve ser satisfeito a todo custo. Ora o consumismo desenfreado, criando produtos novos a casa instante, tornando reféns do prazer de consumir.
Deus não e contra sermos felizes, Deus não e contra o sexo, Deus não e contra a prosperidade.

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

O que esta acontecendo de errado e que hoje as pessoas ao invés de colocar Deus e o seu reino em primeiro plano, como fez esses jovens amigos de Daniel, estão colocando o seu eu, sua vontade acima de todas as coisas. Os amigos de Daniel, disseram ao rei que não se curvariam a outro Deus, mesmo que seu Deus não os quisesse salvar, pois sua fé estava acima que a sua vida, estes homens estavam prontos para morrer ao invés de concordar com o rei e adorar e prestar culto a um ídolo. E hoje estamos dispostos a sermos taxados de fanáticos e loucos por amor a Cristo? Fazer a diferença, ir à contramão do mundo por amor a Cristo?

O que e que vocês, querem que eu faça? Mateus 20:33

Quantas vezes o Senhor Jesus fez esta pergunta durante o seu tempo aqui na terra, o que querem que eu faça? O que te faz feliz? Com posso te ajudar a ser feliz? Posso te ajudar a sair desta tristeza? Olha eu tenho água viva, eu posso dar felicidade sem fim, a todos quanto ouvir e me seguir, não como o mundo que são coisas vãs e passageiras, mas vida eterna. A certeza dos amigos de Daniel enchia seus corações de paz e felicidade em meio a eminente morte na fornalha, sabiam que o seu Deus poderia salva-los não só da fornalha do rei, mas principalmente da fornalha eterna. A felicidade e um sentimento em longo prazo, prazo de eternidade, e não tão momentâneo  como o mundo tem oferecido.

Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, eu ninguém separa o que Deus uniu. Mateus 19:6

Foi Deus que criou o homem e a mulher e a forma de se relacionar, caso contrario, nos faria reproduzir de forma assexuada como alguns animais. Mas Deus para nos preservar de nos mesmos, instituiu o casamento para que esta relação seja sadia, o mundo prega o “sexo livre”, indo contra os ensinamentos bíblicos, o sexo não e somente para a reprodução, mas também para a satisfação do casal e estreitamento da relação dos dois. Para que o amor se multiplique com a intimidade do casal, podemos ver lindos ensinamentos em Cantares que ensina como deve ser o relacionamento de marido e mulher.

De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 
Mateus 6:32

Prosperidade e ser feliz, quantas pessoas que são riquíssimas e não são felizes, porque tem medo que alguém tome o que tem, tão confortável e viver segundo a prosperidade de Deus, de forma moderada, pois Deus cuida de nos, do que vestir, do que comer, onde morar. Ele e dono do ouro de da prata, podemos ter posses, sim podemos! Mas que isso não tire nossa paz e nossa comunhão com o Pai. Os amigos de Daniel eram homens prósperos, eram administradores da província da Babilônia, naquela época a grande potencia no mundo, após o episodio da fornalha eles foram mais prósperos ainda, foram promovidos a cargos mais elevados que administradores.

Vale a pena ser fiel ao Senhor, nos traz conforto em meio a tribulação, nos ensina a ser feliz, nos mostra o amor de Deus, a comunhão com o Senhor e a plenitude do ser humano, somente através da comunhão com o Pai, Filho e Espirito Santo, poderemos ser quem Deus planejou, filhos de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário